Sugestões de Presentes

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Saúde e Bem Estar : Como usar Corretamente o Shampoo



Lavar o cabelo é algo corriqueiro e muitas vezes automático. Mas é preciso saber associar o xampu e o condicionador, de preferência da mesma marca, para obter um melhor efeito e não haver problemas como a mistura de fragrâncias.

Segundo a dermatologista Márcia Purceli e a química Sueli Cagliari, os dois produtos separadamente não trazem tantos benefícios. Isso porque o xampu funciona como um detergente, que retira as impurezas dos fios, enquanto o condicionador fecha as escamas e dá maciez.

Além disso, um finalizador serve para proteger as madeixas de eventuais danos, facilitar a escovação e hidratar. Pode ser aplicado nos fios secos ou ainda úmidos.

Lojinha da Cuca




Uma sugestão importante das especialistas é não usar xampu 2 em 1, pois eles não têm a mesma eficiência dos produtos separados.

Outra dica dada é nunca lavar o cabelo com sabonete nem sabão de coco, já que isso pode facilitar a quebra e deixar a cutícula dos fios muito aberta.

Segundo Márcia Purceli, é importante lavar os cabelos diariamente ou em dias alternados, para retirar a sujeira acumulada no couro. As máscaras podem ser aplicadas uma vez por semana, no lugar do condicionador, ou mantidas nos fios por 15 minutos a cada 15 dias. Cabelos danificados ou com química precisam de mais hidratação.

A médica explicou, ainda, que o pH do xampu e do condicionador deve ficar próximo ao da fibra capilar: entre 4,5 e 5,5. E não há produtos capazes de fazer os fios crescerem, mas sim de fortalecê-los.
Em relação ao sal, existe um mito de que eles fazem mal. O que prejudica mesmo os cabelos é o sal do mar.

Compostos do xampu e do condicionador- A água é um veículo básico em que os elementos são misturados – Os detergentes limpam os fios e abrem as escamas – Os amaciantes garantem a proteção do cabelo, o fechamento das escamas e a diminuição do volume dos fios – Os espessantes deixam o produto mais viscoso – Os perfumes dão a fragrância desejada.

Xampu anticaspa O xampu anticaspa age diretamente no couro cabeludo, retirando a oleosidade e limpando a caspa, inflamação que surge pelo excesso de sebo na região.

O produto também tem ação anti-inflamatória e deve ser usado apenas no couro cabeludo, massageando com os dedos. Se o tratamento com xampu for insuficiente, procure um médico.

Óleo de argan Alguns elementos podem ser adicionados às fórmulas de xampu e condicionador para potencializar o efeito. Um deles é o óleo de argan, que funciona como fortalecedor, hidratante e antioxidante.

A árvore de argan é originária de uma região montanhosa do sul do Marrocos. Desenvolve-se em solo árido e pode viver até 200 anos. Seus frutos têm uma castanha muito dura, com uma a três sementes, das quais o líquido é extraído.

Mais de 80% da composição do óleo são ácidos graxos insaturados. Um deles é o linoleico, que carrega uma grande quantidade de ômega 6 – três vezes mais que o azeite de oliva, por exemplo. Por ser rico em vitamina E, o argan é um potente antioxidante.

Outros produtos O gel nos cabelos dá efeito de brilho molhado e fixação por longos períodos. Não faz nenhum condicionamento ou hidratação, e pode causar caspa. Os que contêm álcool agridem muito os fios.
Quanto às pomadas, existem diferentes formulações com ceras, vaselinas, resinas ou silicone. Geralmente fixam, algumas hidratam e protegem os fios do calor. Se aplicadas em excesso, podem deixar os fios oleosos e criar caspa.

O mousse, por sua vez, dá fixação, volume, maciez e hidratação. Se usado em excesso, pode deixar os cabelos oleosos e, se aplicado no couro, também pode dar caspa.

Já os sprays são à base de resinas, alguns contêm proteção térmica e promovem fixação e controle dos fios. Não dão condicionamento ou hidratação e, se não forem removidos corretamente, podem quebrar os cabelos.

Fonte : Portal Natura